sexta-feira, 15 de maio de 2015

Relatório Descritivo e Reflexivo sobre Teoria do texto

Nome: Gilson Tavares de Sá RA: B5236F1

Nome: Rosana Praxedes RA: B545JB8 

Relatório Descritivo e Reflexivo sobre Teoria do texto.

Partindo do ponto de que a língua deve ser vista e utilizada como um meio de comunicação simples, e, para ensinar a mesma devemos sempre instigar pela leitura.
Entendemos que a forma da gramática é Sujeito + Verbo + Complemento (SVC). E que uma unidade é um frase, e uma frase com uma sintagma verbal é uma oração, Porém como poderemos incluir de forma mais expressiva o Uso X Regra?
Como expandir o uso da linguagem em lugares públicos e privados – utilizando regras e erros – formas e contextos – imagens e figuras?
Usar a linguagem como instrumento de aprendizagem, conhecendo e analisando o uso da língua no dia a dia.
Pode-se verificar a diferença entre FALA X ESCRITA através de vários pontos. todos eles encara-se no dia a dia. A fala possui uma característica pessoal, às vezes sofre preconceito por não ser planejada, já a escrita, possui uma ideia elaborada e desenvolvida, o que a torna, mais completa.
É acrescentada a oralidade, onde apresenta, sobre várias formas de gêneros textuais em sua diversidade de uso formal e contextual. O letramento utiliza-se do social da escrita que vai de uma apropriação (da escrita) até uma utilização científica.
Há características sobre a língua, são elas: padrão, culta e não padrão para definir cada pessoa pelo modo de falar. Existem diversos estudos linguísticos, pragmáticos, análise de discurso, semiótica discursiva que justificam a forma cultural de cada individuo. Por isso, a teoria de texto produz esquemas que localiza cada area, pessoa, forma e, entre outros meios de analisar textos. Muitos seres humanos possuem dificuldade ao desenvolver texto científico, carta, recado, etc...
O estudo é bem mais amplo do que pode imaginar. Isto vai além de qualquer estudo, muitos sociólogos elaboram perspectivas de estudos sobre FALA X ESCRITA e suas variações.

Considerações sobre a Análise da conversação:

A conversação disponibiliza ao texto o objeto de estudo, porém inclina- se ao um único estudo, o produzido em situações espontâneas. Em vários níveis, podemos analisar uma conversação, seja ela, interação verbal ou face a face.     
Tratamentos dos dados orais são: Considerados as conversações naturais que, por sua vez, servem como corpus para a Análise de conversação. Em analisar a conversação, é necessário visualizar e estudar esses e mais alguns pontos para uma melhor conversação.
Leitura, oralidade e escrita: práticas linguísticas, sociais e pedagógicas:
Nesta temática, temos a escola como forma de uso e prática de reproduzir e reconhecer situações. Assim, será possível analisar todos os participantes do texto, sendo eles: os personagens, o locutor, o interlocutor, a sociedade, entre outros. Lembrando que; o aluno deve ser exposto a uma frase liberada, descontruída, porém tenta levantar hipóteses.

Estratégias de leitura: cognitivas e metacognitivas:

A leitura em seu ato individual de construção de significado num contexto entre autor e leitor. Quais são seus interesses e objetivos?                                                         Estrátégias cognitivas, estratégias Metacognitivas, e suas formas de centralizar o foco do leitor.

O Leitor analisador e leitor (re)construtor:

1º Forma: Através do entendimento por partes, no qual o leitor tem um significado do todo.
2º Forma: O leitor já possui um conhecimento prévio do assunto, o que já antecipa o entendimento do texto.

O Plano de aula

O conto: A primeira vez (Sueli de Brito Salles)
Temas que podem ser abordados neste conto como: Traição, sexualidade, o que seremos no futuro, e, a sociedade e sua aceitação.
Pesquisar outras fontes com materiais alternativos (no sentido audiovisual da palavra) que possam enriquecer a aula. Encontrei a música/Letra, “Eu gosto é de Mulher”, cantada por Ana Carolina, (Composta por Roger Rocha Moreira). http://letras.mus.br/ana-carolina/204113/

Aplicar conteúdo

Objetivo: Expressando suas ideias/opiniões para analisar a capacidade comunicativa de forma oral e escrita.
Analisar, entender e interpretar o conto com informações e pontos de vista dos alunos.
Expressar o conteúdo do conto, da canção e os lados que ligam a comunicação oral e escrita.
Cronograma dos trabalhos.
Tópicos do conhecimento/conteúdo Programático.
Discussão do conteúdo em uma Roda de Alunos
Análise final

Conclusão

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