Nome:
Gilson Tavares de Sá RA: B5236F1
Nome:
Rosana Praxedes RA: B545JB8
Relatório
Descritivo e Reflexivo sobre Teoria do texto.
Partindo
do ponto de que a língua deve ser vista e utilizada como um meio de comunicação
simples, e, para ensinar a mesma devemos sempre instigar pela leitura.
Entendemos
que a forma da gramática é Sujeito + Verbo + Complemento (SVC). E que uma
unidade é um frase, e uma frase com uma sintagma verbal é uma oração, Porém
como poderemos incluir de forma mais expressiva o Uso X Regra?
Como
expandir o uso da linguagem em lugares públicos e privados – utilizando regras
e erros – formas e contextos – imagens e figuras?
Usar
a linguagem como instrumento de aprendizagem, conhecendo e analisando o uso da
língua no dia a dia.
Pode-se
verificar a diferença entre FALA X ESCRITA através de vários pontos. todos eles
encara-se no dia a dia. A fala possui uma característica pessoal, às vezes
sofre preconceito por não ser planejada, já a escrita, possui uma ideia elaborada
e desenvolvida, o que a torna, mais completa.
É
acrescentada a oralidade, onde apresenta, sobre várias formas de gêneros
textuais em sua diversidade de uso formal e contextual. O letramento utiliza-se
do social da escrita que vai de uma apropriação (da escrita) até uma utilização
científica.
Há
características sobre a língua, são elas: padrão, culta e não padrão para
definir cada pessoa pelo modo de falar. Existem diversos estudos linguísticos,
pragmáticos, análise de discurso, semiótica discursiva que justificam a forma cultural
de cada individuo. Por isso, a teoria de texto produz esquemas que localiza
cada area, pessoa, forma e, entre outros meios de analisar textos. Muitos seres
humanos possuem dificuldade ao desenvolver texto científico, carta, recado,
etc...
O
estudo é bem mais amplo do que pode imaginar. Isto vai além de qualquer estudo,
muitos sociólogos elaboram perspectivas de estudos sobre FALA X ESCRITA e suas
variações.
Considerações
sobre a Análise da conversação:
A
conversação disponibiliza ao texto o objeto de estudo, porém inclina- se ao um
único estudo, o produzido em situações espontâneas. Em vários níveis, podemos
analisar uma conversação, seja ela, interação verbal ou face a face.
Tratamentos
dos dados orais são: Considerados as conversações naturais que, por sua vez,
servem como corpus para a Análise de conversação. Em analisar a conversação, é
necessário visualizar e estudar esses e mais alguns pontos para uma melhor
conversação.
Leitura,
oralidade e escrita: práticas linguísticas, sociais e pedagógicas:
Nesta temática, temos a escola como forma de
uso e prática de reproduzir
e reconhecer situações. Assim, será possível analisar todos
os participantes do texto, sendo eles: os personagens, o locutor, o
interlocutor, a sociedade, entre outros. Lembrando que; o aluno deve ser
exposto a uma frase liberada, descontruída, porém tenta levantar hipóteses.
Estratégias
de leitura: cognitivas e metacognitivas:
A leitura em seu ato individual de construção
de significado num contexto entre autor e leitor. Quais são seus interesses e
objetivos? Estrátégias
cognitivas, estratégias Metacognitivas, e suas formas de centralizar o foco do
leitor.
O Leitor analisador e leitor
(re)construtor:
1º
Forma: Através do entendimento por partes, no qual o leitor tem um significado
do todo.
2º
Forma: O leitor já possui um conhecimento prévio do assunto, o que já antecipa
o entendimento do texto.
O Plano de aula
1º O conto: A primeira vez (Sueli de Brito
Salles)
2º Temas que podem ser abordados neste
conto como: Traição, sexualidade, o que seremos no futuro, e, a sociedade e sua
aceitação.
3º Pesquisar outras fontes com materiais
alternativos (no sentido
audiovisual da palavra) que possam enriquecer a aula. Encontrei a música/Letra,
“Eu gosto é de Mulher”, cantada por Ana Carolina, (Composta por Roger Rocha
Moreira). http://letras.mus.br/ana-carolina/204113/
Aplicar
conteúdo
Objetivo:
Expressando suas ideias/opiniões para analisar a capacidade comunicativa de
forma oral e escrita.
Analisar,
entender e interpretar o conto com informações e pontos de vista dos alunos.
Expressar
o conteúdo do conto, da canção e os lados que ligam a comunicação oral e
escrita.
Cronograma
dos trabalhos.
Tópicos
do conhecimento/conteúdo Programático.
Discussão
do conteúdo em uma Roda de Alunos
Análise
final
Conclusão
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