domingo, 24 de maio de 2015

Relatório Descritivo e Reflexivo sobre Teoria de Texto


A Linguística textual defende que toda Linguística e necessariamente Linguística de Texto e veio a confrontar com a proposta da Linguística Estrutural que basicamente defendia as ideias do linguista Suíço Ferdinand Saussure.

A Linguística Textual teve seu nascimento fragmentado em 3 fases. Superficialmente entendemos linguística como a ciência da linguagem, mas iremos ver que o estudo em si é bem mais abrangente.
A Linguística Estrutural foi uma base de estudos reconhecida e importante e a Linguística Textual a partir dos anos 60 nasce para evidenciar e preencher as várias lacunas que o Estruturalismo Linguístico não comportou.

As várias lacunas estão relacionadas a questões cruciais para os estudos da linguagem e em sua maioria diz respeito aos atos de fala, a comunicação oral, oralidade, a consideração da fala/falante.
Não se pode comprovar as datas exatas do surgimento dos estudos sobre as 3 fases da construção da linguística textual, mas é possível afirmar que o surgimento se deu na década de 60 com a primeira fase Transfrástica, em 1970 a segunda fase chamada Gramatica Textual e a terceira em 1980 até os dias atuais denominada fase da Teoria do Texto.

A fase Transfrástica é uma análise que vai além dos limites da frase, voltada para os fenômenos linguísticos. Portanto foi observado que apenas utilizar o mecanismo de correferenciação não entre sequências não constitui determinantemente o texto, sendo assim os estudiosos passam a considerar múltiplos mecanismos possíveis .

A fase Gramatica Textual tinha o objetivo  aproximado do estruturalismo por se pensar no texto como um sistema abstrato, uniforme e estável. A gramática textual observava o texto superficialmente.

A fase Teoria do texto teve seu processo de desenvolvimento dividido em 3 fases identificando uma produção de texto como uma atividade verbal, consciente e interacional.
Os importantes critérios de textualidade de acordo com os autores Koch (1997),  Favero (1995) e Bentes (2003) são:
·         Principio de interpretabilidade;
·         Situação comunicativa;
·         Conhecimento de mundo;
·         Polifonia;
·         Inferência;
·         Intertextualidade;
·         Intencionalidade;
·         Informatividade;

Estratégias de leitura (cognitivas e metacognitivas)
As Estratégias de Leitura são operações regulares para abordar o texto. Essas estratégias podem ser inferidas a partir da compreensão do texto, que por sua vez é inferido a partir do comportamento verbal e não verbal do leitor: tipo de respostas sobre o texto, os resumos que ele faz, suas paráfrases e a forma como ele manipula o objeto.
As Estratégias Cognitivas são as opera­ções inconscientes do leitor, no sentido de não ter chegado ainda ao nível consciente, que ele realiza para atingir algum objetivo de leitura.
As Estratégias Cognitivas são as opera­ções (e não regras) realizadas com algum objetivo em mente, sobre as quais temos controle consciente, no sentido de sermos capazes de dizer e explicar a nossa ação.

Tipos de Leitor
O leitor que corresponde ao modelo ascendente de leitura é aquele que analisa cuidadosamente a superfície linguística do texto, também denominado como um leitor imaturo.
O leitor que corresponde ao modelo descendente de leitura é aquele que se apóia principalmente em seus conhecimentos prévios.
Nós como professores devemos considerar a relação aluno-leitor - leitor dos elementos e estruturas da narrativa, da temática, do significado das palavras e das condições de sua formação de leitor quanto à interpretação do texto narrativo.

PLANO DE AULA
*   Assistir um trecho do filme “Jogos Vorazes” e efetuar a leitura do capitulo correspondente ao trecho do filme assistido.

OBJETIVO  ESPECÍFICO:
·         Leitura e interpretação do livro em comparação com o filme;
·         Interpretar as questões;
·         Produzir um debate de acordo com o tema proposto analisando os tipos de leitores em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
·         1º dia
Ler um capitulo do filme .

·         2º dia
Assistir o trecho do filme respectivo ao capitulo lido.

·         3º dia
Debate e avaliação.

RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Quadro negro;
·         Projetor;
·         Livro e DVD Jogos Vorazes;
·         Materiais individuais do aluno.

AVALIAÇÃO:
·         Durante a leitura do livro, verificar se o aluno lê e se consegue interpretar o que lê, durante a interpretação observar se o aluno consegue responder questões comparando o mundo real com o mundo da historia;
·         Apos assistirem o filme será criado Grupo de 4 alunos para realização da atividade;
Atividade: Cada grupo irá efetuar comparações das interpretações apresentadas no livro x filme x leitor através de um texto pontuando as diferenças e semelhanças da sociedade atual e da sociedade que se insere a obra;
*    Debate entre os grupos;

OBJETIVO
 Fazer com que os alunos desenvolvam a comunicação oral e escrita expressando suas visões de mundo, deles como leitores, do autor do livro e do autor do filme e comparar a a sociedade real com a realidade histórica da obra.


 Alexandra Bazilio Fernandes
 RA:9671064




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