A Linguística textual defende que toda Linguística e necessariamente Linguística
de Texto e veio a confrontar com a proposta da Linguística Estrutural que basicamente defendia as ideias do
linguista Suíço Ferdinand Saussure.
A Linguística Textual
teve seu nascimento fragmentado em 3
fases. Superficialmente entendemos linguística como a ciência da linguagem,
mas iremos ver que o estudo em si é bem mais abrangente.
A Linguística Estrutural foi uma base de estudos reconhecida
e importante e a Linguística Textual a partir dos anos 60 nasce para evidenciar
e preencher as várias lacunas que o Estruturalismo Linguístico não comportou.
As várias lacunas estão relacionadas a questões cruciais
para os estudos da linguagem e em sua maioria diz respeito aos atos de fala, a
comunicação oral, oralidade, a consideração da fala/falante.
Não se pode comprovar as datas exatas do surgimento dos
estudos sobre as 3 fases da construção da linguística textual, mas é possível
afirmar que o surgimento se deu na década de 60 com a primeira fase Transfrástica, em 1970 a segunda fase
chamada Gramatica Textual e a
terceira em 1980 até os dias atuais denominada fase da Teoria do Texto.
A fase Transfrástica é uma análise que vai além dos limites
da frase, voltada para os fenômenos linguísticos. Portanto foi observado que
apenas utilizar o mecanismo de correferenciação não entre sequências não
constitui determinantemente o texto, sendo assim os estudiosos passam a
considerar múltiplos mecanismos possíveis .
A fase Gramatica Textual tinha o objetivo aproximado do estruturalismo por se pensar no
texto como um sistema abstrato, uniforme e estável. A gramática textual
observava o texto superficialmente.
A fase Teoria do texto teve seu processo de desenvolvimento
dividido em 3 fases identificando uma produção de texto como uma atividade
verbal, consciente e interacional.
Os importantes critérios de textualidade de acordo com os
autores Koch (1997), Favero (1995) e
Bentes (2003) são:
·
Principio de interpretabilidade;
·
Situação comunicativa;
·
Conhecimento de mundo;
·
Polifonia;
·
Inferência;
·
Intertextualidade;
·
Intencionalidade;
·
Informatividade;
Estratégias de
leitura (cognitivas e metacognitivas)
As Estratégias de Leitura são operações regulares para
abordar o texto. Essas estratégias podem ser inferidas a partir da compreensão
do texto, que por sua vez é inferido a partir do comportamento verbal e não
verbal do leitor: tipo de respostas sobre o texto, os resumos que ele faz, suas
paráfrases e a forma como ele manipula o objeto.
As Estratégias Cognitivas são as operações inconscientes do
leitor, no sentido de não ter chegado ainda ao nível consciente, que ele
realiza para atingir algum objetivo de leitura.
As Estratégias Cognitivas são as operações (e não regras)
realizadas com algum objetivo em mente, sobre as quais temos controle
consciente, no sentido de sermos capazes de dizer e explicar a nossa ação.
Tipos de Leitor
O leitor que corresponde ao modelo ascendente de leitura
é aquele que analisa cuidadosamente a superfície linguística do texto, também
denominado como um leitor imaturo.
O leitor que corresponde ao modelo descendente de leitura
é aquele que se apóia principalmente em seus conhecimentos prévios.
Nós como professores devemos considerar a relação
aluno-leitor - leitor dos elementos e estruturas da narrativa, da temática, do significado
das palavras e das condições de sua formação de leitor quanto à interpretação
do texto narrativo.
PLANO DE AULA
* Assistir um trecho
do filme “Jogos Vorazes” e efetuar a leitura do capitulo correspondente ao
trecho do filme assistido.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
·
Leitura e interpretação do livro em comparação
com o filme;
·
Interpretar as questões;
·
Produzir um debate de acordo com o tema proposto
analisando os tipos de leitores em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
·
1º dia
Ler um capitulo do filme .
·
2º dia
Assistir o trecho do filme respectivo ao capitulo lido.
·
3º dia
Debate e avaliação.
RECURSOS DIDÁTICOS:
·
Quadro negro;
·
Projetor;
·
Livro e DVD Jogos Vorazes;
·
Materiais individuais do aluno.
AVALIAÇÃO:
·
Durante a leitura do livro, verificar se o aluno
lê e se consegue interpretar o que lê, durante a interpretação observar se o
aluno consegue responder questões comparando o mundo real com o mundo da
historia;
·
Apos assistirem o filme será criado Grupo de 4
alunos para realização da atividade;
Atividade: Cada
grupo irá efetuar comparações das interpretações apresentadas no livro x filme
x leitor através de um texto pontuando as diferenças e semelhanças da sociedade
atual e da sociedade que se insere a obra;
* Debate entre os
grupos;
OBJETIVO
Fazer
com que os alunos desenvolvam a comunicação oral e escrita expressando suas
visões de mundo, deles como leitores, do autor do livro e do autor do filme e
comparar a a sociedade real com a realidade histórica da obra.
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