quinta-feira, 21 de maio de 2015


Relatório Descritivo e Reflexivo sobre Teoria de Texto


Marcio Souza B528AD7

 

            Os estudos linguísticos ganharam importância no final do século XIX, com o surgimento da Linguística Estrutural, movimento liderado pelo suíço Ferdinand Saussure. O Estruturalismo linguístico foi muito estudado e respeitado até a primeira metade do século XX. A partir da década de 60, os teóricos começaram a perceber que a Linguística Estrutural deixava de dar importância a muitos aspectos relevantes à linguística. Desde então, sugiram outras ramificações da linguística como a sociolinguística, etnolinguística, psicolinguística, neurolinguística, pragmática, linguística textual, entre outras.
            Esses outros ”braços” da linguística estudam as lacunas deixadas pelo estruturalismo. Essas lacunas são muito importantes para o estudo da linguagem,  e não podem ser colocadas a parte. Essas diferentes linhas linguístico-teóricas levam em consideração aspectos que o estruturalismo nunca deu importância, como por exemplo, a unidade máxima de análise. Para o estruturalismo, o texto é considerado como a unidade máxima de análise, em contrapartida, a Linguística textual considera a frase.
            Para a Linguística Textual, a criação de um texto é algo muito complexo, e que leva em consideração muitos aspectos do autor e do próprio leitor que se destina  o texto. A criação do texto leva em consideração aspectos como o conhecimento linguístico e de mundo do autor, e principalmente devemos ter em consideração o propósito do texto. Para que queremos escrevê-lo? Qual será o nosso objetivo? Esses são aspectos que temos que ter em consideração na hora de criarmos um texto. Após realizarmos essa análise, fica-nos muito mais fácil a escolha do tipo de texto.
            Não somente a criação leva em consideração esses aspectos socioculturais, mas a leitura e a interpretação por parte dos leitores também sofre influência dos mesmos. As crianças na escola, por exemplo, possuem interpretações diferentes de um mesmo texto mediante a sua realidade. Como temos realidades diferentes juntas numa mesma sala de aula, por consequência, teremos uma pluralidade de interpretações.
As estratégias de leitura nos possibilita trazer os alunos com suas diferentes visões do texto, para uma interpretação dinâmica e mais realista. Podemos pré-julgar o texto antes mesmo de lermos, através do nosso conhecimento subjetivo do mundo. Assim conseguimos trabalhar com os alunos a leitura e a interpretação de textos de uma maneira dinâmica e enriquecedora.
            Um dos principais pontos estudados pela Linguística é a Fala X Escrita. Desde Sausurre até os dias de hoje, essa diferença tenta ser estudada e explicada. De uma maneira geral, a Fala caracteriza-se por ser uma forma menos culta, mais espontânea e menos estudada antes de ser colocada em prática, ou seja, é mais natural, coloquial e não se preocupa com a forma culta. Já a escrita, é algo estudado e ponderado. Para criarmos algo escrito, como um texto, respeitamos a norma culta e a linguagem não coloquial. É algo mais pensado e mais estruturado.

Plano de aula

*    Leitura do Livro “Primo Basílio”;
*    Grupo de 4 alunos para realização da atividade;
*    Atividade: Cada grupo desenvolverá um texto pontuando as diferenças e semelhanças da sociedade atual e da sociedade que se insere a obra;
*    Debate entre os grupos;

*    Objetivo: Fazer com que os alunos desenvolvam a comunicação oral e escrita expressando suas visões de mundo e interpretando a realidade histórica da obra.  

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