Relatório Descritivo e Reflexivo sobre Teoria de Texto
Marcio Souza B528AD7
Os estudos linguísticos ganharam importância
no final do século XIX, com o surgimento da Linguística Estrutural, movimento
liderado pelo suíço Ferdinand Saussure. O Estruturalismo linguístico foi muito
estudado e respeitado até a primeira metade do século XX. A partir da década de
60, os teóricos começaram a perceber que a Linguística Estrutural deixava de
dar importância a muitos aspectos relevantes à linguística. Desde então,
sugiram outras ramificações da linguística como a sociolinguística,
etnolinguística, psicolinguística, neurolinguística, pragmática, linguística
textual, entre outras.
Esses outros ”braços” da linguística
estudam as lacunas deixadas pelo estruturalismo. Essas lacunas são muito
importantes para o estudo da linguagem, e não podem ser colocadas a parte. Essas
diferentes linhas linguístico-teóricas levam em consideração aspectos que o
estruturalismo nunca deu importância, como por exemplo, a unidade máxima de
análise. Para o estruturalismo, o texto é considerado como a unidade máxima de
análise, em contrapartida, a Linguística textual considera a frase.
Para a Linguística Textual, a
criação de um texto é algo muito complexo, e que leva em consideração muitos
aspectos do autor e do próprio leitor que se destina o texto. A criação do texto leva em
consideração aspectos como o conhecimento linguístico e de mundo do autor, e
principalmente devemos ter em consideração o propósito do texto. Para que
queremos escrevê-lo? Qual será o nosso objetivo? Esses são aspectos que temos
que ter em consideração na hora de criarmos um texto. Após realizarmos essa
análise, fica-nos muito mais fácil a escolha do tipo de texto.
Não somente a criação leva em
consideração esses aspectos socioculturais, mas a leitura e a interpretação por
parte dos leitores também sofre influência dos mesmos. As crianças na escola,
por exemplo, possuem interpretações diferentes de um mesmo texto mediante a sua
realidade. Como temos realidades diferentes juntas numa mesma sala de aula, por
consequência, teremos uma pluralidade de interpretações.
As estratégias de leitura nos possibilita trazer os alunos
com suas diferentes visões do texto, para uma interpretação dinâmica e mais
realista. Podemos pré-julgar o texto antes mesmo de lermos, através do nosso
conhecimento subjetivo do mundo. Assim conseguimos trabalhar com os alunos a
leitura e a interpretação de textos de uma maneira dinâmica e enriquecedora.
Um dos principais pontos estudados
pela Linguística é a Fala X Escrita. Desde Sausurre até os dias de hoje, essa
diferença tenta ser estudada e explicada. De uma maneira geral, a Fala
caracteriza-se por ser uma forma menos culta, mais espontânea e menos estudada
antes de ser colocada em prática, ou seja, é mais natural, coloquial e não se
preocupa com a forma culta. Já a escrita, é algo estudado e ponderado. Para
criarmos algo escrito, como um texto, respeitamos a norma culta e a linguagem não
coloquial. É algo mais pensado e mais estruturado.
Plano de aula
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